Explorar Viana do Castelo

O Folclore está no ADN dos Vianenses, a chieira (orgulho) nas raízes e cultura da terra é passada de geração em geração e nunca esquecida ou adormecida. Este amor é cultivado diariamente e expressado periodicamente em vários locais pela cidade e em diversas datas dedicadas à expressão minhota e da sua tradição.

Na cidade existem espaços dedicados ao orgulho popular na sua herança que para além de preservarem toda a identidade da região passam aos seus visitantes uma amostra do que é ser Vianense:

 

  • Museu do Traje

Criado em 1997 com a missão de estudar e divulgar a identidade e o património etnográfico vianense, o traje à vianesa. Traje feminino popular e rural, usado nas aldeias em redor de Viana do Castelo, que foi adquirindo características que o tornaram único e totalmente distinto. A sua diferença levou a se tornar simbólico e o ícone maior da identidade vianense.

Este museu foi idealizado para cumprir a missão de comunicar e potenciar o valor informativo do traje, e reforçar a sua importância na divulgação da cidade e da região já que, naturalmente, não é possível no dia a dia encontrá-lo no cotidiano (exceto em situações especiais, como festas, romarias e festivais de folclore).

 

  • Navio Hospital Gil Eanes

A ligação ao mar nesta terra prevalece há centenas de anos, os seus pescadores e as idas ao mar criaram muito o que é a Viana do Castelo de hoje. Gil Eanes fez parte desta história, para além de ser erguido nos Estaleiros Navais da cidade apoiou os pescadores na sua demanda na pesca do bacalhau.

Esta ligação marcou-o como símbolo material desta época, e em 1998, a Fundação Gil Eannes, FP, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata e dia 31 de janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público.

 

Mas se pretende conhecer o espirito do Minho no seu expoente máximo tem oportunidade conhecendo:

  • Quinta de Santoinho

Um empreendimento turístico que se destaca pelas suas peculiares características e indiscutível originalidade, fornece uma experiência de arraial minhoto.

Além de ser um produto de animação turística, cumpre o papel de veículo promocional da cultura minhota, através da exposição permanente de uma variada coleção de alfaias e utensílios do campo, figuras em granito, de espigueiros originários de todos os concelhos de Viana do Castelo, entre muitos outros objetos. É comum sonorizado por música popular, cantares da região e o som da concertina.

 

  • Romaria de Nª Srª da Agonia

Na imponente Romaria de Nossa Senhora d’Agonia a tradição atinge o seu maior expoente.

Nestes dias as crenças e a cultura desta cidade são festejadas. A procissão ao mar e as ruas enfeitadas com os tapetes floridos, são testemunhos da profunda devoção religiosa e a ligação ao mar. A etnografia tem o seu espaço nos desfiles do Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, onde se pode admirar os belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por lindas minhotas que ostentam peitos repletos de autênticas obras de arte em ouro.

 

Viana recebe em festa quem a quer conhecer.

Veja também

EN PT