A Romaria d’Agonia realiza-se, este ano e pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto.
A Romaria d’Agonia é feita por pessoas para as pessoas, é de todas e de todos. É um sentimento de pertença e de amor inexplicável o que faz dela a Rainha das Romaria… tão única e especial.
Ainda hoje a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia mantém alguns dos aspetos mais genuínos daquela que é a mais tradicional festividade do país e que anualmente traz mais de um milhão de pessoas a esta cidade do norte de Portugal.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora d’Agonia nasce em 1772, pela devoção dos homens do mar, que pedem proteção à padroeira. A festa foi crescendo e junta hoje a devoção, a história e a riqueza etnográfica, valendo-lhe o título popular de “A Romaria das Romarias de Portugal”.
Dita a festa que se acorde ao som dos foguetes, enquanto de fundo se ouvem por toda a cidade os bombos e as concertinas. Nos dias de festa não faltam os desfiles das mulheres com os seus trajes e a sua “chieira”, envolta em peças únicas de ouro tradicional.
E assim, Viana do Castelo torna-se na maior montra de ouro, palco de tradições únicas, dos tapetes de sal que a fé alimenta, ao fogo-de-artifício que fecha cada dia de festa que começa por entre o alvoroço e as brincadeiras dos gigantones e cabeçudos.
De noite e de dia… SOMOS TODOS ROMARIA.
Fonte: festasdagonia.com